Back to top

Material de Referência (MR) e Material de Referência Certificado (MRC)

Material de Referência (MR) e Material de Referência Certificado (MRC)

A Exactus Metrologia e Qualidade em 2019 tornou-se afiliada da Remeq-I,  Rede de Metrologia Química do INMETRO, que tem a missão de contribuir para a confiabilidade nas medições em química no país e promover o desenvolvimento e uso de materiais de referência e materiais de referência certificado.

O INMETRO informa que segundo o ABNT ISO Guia 30:2016,  MR é um material de referência suficientemente homogêneo e estável com respeito a uma ou mais propriedades especificadas, que foi estabelecido como sendo adequado para o seu uso pretendido em um processo de medição.

MRC, material de referência certificado, é um material de referência caracterizado por um procedimento metrologicamente válido para uma ou mais propriedades especificadas, acompanhado de um certificado que fornece o valor de propriedade especificada, sua incerteza associada e uma declaração de rastreabilidade metrológica.

Dessa forma, podemos entender que os materiais de referência são controles ou padrões utilizados ​​para checar a qualidade e a rastreabilidade metrológica de produtos, para validar métodos de medição analítica ou para a calibração de instrumentos.

O INMETRO oferece dentro do seu site o documento orientativo sobre o uso de materiais de referência, o DOQ-CGCRE 016 Orientações para a seleção e uso de materiais de referência - disponível em: http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/organismos/doc_organismos.asp?tOrganismo=CalibEnsaios

Outra informção importante é o banco de dados mundial para pesquisa de materiais de referência, a database COMAR. A Remeq-I preparou um tutorial para apoiar o acesso a este banco de dados, acesse aqui /sites/default/files/tutorial_comar_-_remeq-i_0.pdf.

Acesse também o artigo da Remeq-I com mais detalhes sobre o uso de MR e MRC /sites/default/files/boletim_remeq_ed5.pdf.