Back to top

Auditoria Remota para Laboratórios

Auditoria Remota para Laboratórios

A crise gerada pelo Covid-19 exigiu mudanças nos processos utilizados até então, o que acelerou a utilização de práticas como por exemplo a realização de auditorias remotas .

A crise gerada pelo Covid-19 exigiu mudanças nos processos utilizados até então, o que acelerou a utilização de práticas como por exemplo a realização de auditorias remotas. A partir da solicitação de um de nossos clientes, aceitamos o desafio de desenvolver um método para realizar uma auditoria remota em laboratório de Ensaios Químicos e Biológicos com sistema de gestão NBR ISO IEC 17025:2017.

Montamos um programa de auditoria de acordo aos principios da NBR ISO 19011:2018, considerando os  riscos desse modelo, o sistema de comunicação entre os envolvidos, as etapas síncronas e assíncronas, as trocas de documentação e as regras de confidencialidade.

Percebemos algumas vantagens, como por exemplo a redução no custo de deslocamento e transporte, e algumas desvantagens, como por exemplo a dificuldade em auditar detalhes nas instalações físicas do laboratório. Conseguimos cumprir com o programa, aprendermos com a experiência e vamos melhorar para o próximo ciclo. Entendemos que a auditoria remota faz parte da Indústria 4.0, sendo uma mudança que veio para ficar.