Back to top

O que é PEP?

O que é PEP?

Programa de Ensaio de Proficiência (PEP) é normalmente organizado por uma instituição que se responsabiliza por todas as ações referentes aos ensaios de proficiência, que por sua vez objetivam avaliar o desempenho de uma laboratório no que se refere a garantia da qualidade de seus resultados.

A norma ISO IEC 17025:2005 no requisito 5.9 Garantia da Qualidade de Resultados de Ensaios e Calibrações apresenta a necessidade constante do laboratório monitorar a confiabilidade nos resultados de seus ensaios e calibrações. Para isso, a comparação interlaboratorial tem sido utilizada como uma ferramenta para cumprir com este requisito. Para laboratórios que buscam acreditação junto à CGCRE/INMETRO a norma NIT-DICLA 026 apresenta os requisitos exigidos pelo INMETRO quanto a participação em programas de ensaio de proficiência pelos laboratórios, como uma maneira imparcial de apresentar e garantir a qualidade de seus resultados. 

No entanto, em nosso país, ainda são poucas instituições capazes de organizar um Programa de Ensaio de Proficiência (PEP) de acordo aos requisitos da norma ISO IEC 17043:2011 - Avaliação de conformidade - Requisitos gerais para ensaios de proficiência.

Com este intuito a Exactus Metrologia e Qualidade passa a organizar PEP´s de acordo aos requisitos da norma ISO IEC 17043:2011. Vamos iniciar em 2015 o primeiro programa para o escopo em Temperatura: calibração de Termohigrômetro e PT-100. 

Em breve estaremos lançando as instruções para os participantes. 

Mais imagens