Back to top

Exactus participa do X ENOAC no Rio de Janeiro

Exactus participa do X ENOAC no Rio de Janeiro

Entre os dias 17 e 20 de julho de 2018 foi realizada a décima edição do Encontro Nacional de Organismos de Avaliação da Conformidade (ENOAC). Nessa mesma semana, também foi comemorado o Dia Mundial da Acreditação.

O dia 18 de julho foi entitulado o Dia Mundial da Acreditação, e o assunto abordado neste dia foi a inovação e as experiências com a tecnologia 4.0. O termo Indústria 4.0 foi usado pela primeira vez em 2012 na  Alemanha, Feira de Hannover e possui as seguintes caracteísticas: 

  • Interoperabilidade: a habilidade dos sistemas ciber-físicos (suporte de peças, estações de montagem e produtos), dos humanos e das Fábricas Inteligentes de se conectarem e se comunicarem entre si através da Internet e da Computação em Nuvem.
  • Virtualização: uma cópia virtual das Fábricas Inteligentes é criada por sensores de dados interconectados (que monitoram processos físicos) com modelos de plantas virtuais e modelos de simulação.
  • Descentralização: a habilidade dos sistemas ciber-físicos das Fábricas Inteligentes de tomarem decisões sem intervenção humana.
  • Capacidade em Tempo-Real: a capacidade de coletar e analisar dados e entregar conhecimento derivado dessas análises imediatamente.
  • Orientação a Serviço: oferecimento dos serviços (dos sistemas ciber-físicos, humanos ou das Indústrias  Inteligentes) através da Computação em Nuvem.
  • Modularidade: adaptação flexível das Fábricas Inteligentes para requisitos mutáveis através da reposição ou  expansão de módulos individuais.

No dia 19 de julho, ocorreu a conferência com Laboratórios de Ensaio e Calibração, Produtores de Materiais de Referência e Provedores de Ensaios de Proficiência. Onde a DICLA  Divisão de Acreditação de Laboratórios  apresentou uma série de indicadores e informações sobre as primeiras avaliações na nova versão da norma ABNT NBR ISO IEC 17025. Um aspecto que chamou a atenção foi o indicador de maior incidência de não conformidades, que foi pontuado no requisito 6.4 Equipamentos. Foi informado que a ausência de registros dos atuais itens considerados equipamentos foi a causa do aumento de não conformidades neste requisito. Fica aqui a dica para os Laboratórios que serão avaliados!

 

Na foto: Eve Anne Melo (Exactus / RS), Suyanne Maciel (Eletra Energy / CE) e Lizete Mendes (UL Testtech / RS)