Back to top

Validação de Métodos e Confirmação de Desempenho

Validação de Métodos e Confirmação de Desempenho

Uma das primeiras ações que um laboratório precisa executar é seleção dos métodos que pretende utilizar para realizar seus ensaios, calibrações e amostragens.

A segunda ação é a validação e ou a confirmação de desempenho das suas metodologias. Os métodos não normalizados, desenvolvidos ou modificados pelo próprio laboratório precisam ser validados. Já a confirmação de desempenho aplica-se a métodos normalizados, onde o laboratório necessita demonstrar que possui as condições apropriadas para execução do método.

A partir dos resultados da validação ou confirmação de desempenho estima-se a incerteza de medição.

Uma vez validado ou confirmado o desempenho do método, o laboratório poderá executar plenamente seus serviços, garantindo resultados confiáveis para seus clientes. 

Para garantir a validade dos resultados de maneira permanente, o laboratório deverá implementar procedimentos que abordem técnicas de monitoramento da qualidade dos seus resultados. Para isso, podem ser utilizadas cartas controle.

 

Contate nossos consultores para esclarecer suas dúvidas e estabelecer um projeto que garanta confiabilidade para os seus resultados.