Treinamentos

Todos os treinamentos oferecidos a priori pela EXACTUS METROLOGIA, também poderão ser trabalhados levando em consideração a realidade da empresa, onde se busca desenvolvê-los com exemplos próprios.

Esses cursos são preparados de acordo com o perfil das pessoas envolvidas, dos interesses da instituição, abordando os assuntos de real interesse para o desempenho da atividade. Para que se possa atingir esse grau de particularidade, é necessário realizar um estudo de caso e verificar quais os assuntos pertinentes a serem trabalhados compondo assim uma lista de assuntos a serem desenvolvidos.

Essas capacitações também visam atividades práticas preferencialmente dentro do local de trabalho com a finalidade de trazer a tona os principais fatores que garantem uma boa aprendizagem: Contextualização, Significado e Transcendência. Para fins de conveniência foram subdivididos em áreas específicas:

Estatística

A estatística está cada vez mais sendo reconhecida como ferramenta indispensável para tomada de decisões, expressão de resultados, pesquisas tecnológicas entre outros. Na indústria consolidou-se o chamado CEP, (controle estatístico de processo) onde a estatística é aplicada em prol da qualidade dos produtos e processos. Dentro do CEP se faz necessário avaliar também os sistemas de medição que são utilizados para quantificar a qualidade dos produtos surgindo assim o MSA (Análise do Sistema de Medição). Todos esses assuntos foram transformados em treinamentos, que visam além da compreensão e contextualização, uma habilidade prática de cálculo.

Incerteza de medição

A incerteza de medição é um assunto de suma importância quando se fala em qualidade de resultados, sendo de interesse internacional. O documento de referência mundial é o ISO GUM. Devido a grande abrangência do documento, se faz necessário especificar o cálculo da incerteza de medição por grandes áreas, tais como calibrações, ensaios, etc.

Para suprir essa necessidade apresentamos vários cursos diferentes de incerteza de medição, cada qual atrelado a uma grande área baseando-se além do GUIA , em outros documentos orientativos do INMETRO e Organizações Internacionais. Além da incerteza de medição, se faz necessário treinamentos em estatística aplicada, pois essa se torna primordial para a compreensão da técnica utilizada nos cálculos de incerteza de medição.

Instrumentação

Dentre as grandezas mais utilizadas nos processos ligados a área de petróleo e gás , se destaca a temperatura, pressão, nível e vazão. Essas variáveis são medidas e controladas de diversas formas. A proposta dos treinamentos nessa área é abordar as principais técnicas de medição dessas grandezas começando pelo pleno entendimento físico das mesmas.

Metrologia

Os treinamentos foram criados pensando na diversidade de aplicações em diferentes áreas de trabalho e grandezas físicas. Todos os treinamentos visam que os profissionais ligados a metrologia possam desempenhar de maneira mais proveitosa e técnica as diversas competências exigidas pelo mercado de trabalho em questões relativas a qualidade metrológica. Junto com isso, oportunizar possíveis mudanças nas suas funções profissionais como o gerenciamento de serviços de calibração e uma maior interação com os instrumentos específicos, enfatizando o sistema de Gestão da Qualidade e gerência de suas tarefas.

Norma ABNT NBR ISO IEC 17025

Os laboratórios que buscam aumentar a confiabilidade nos seus resultados, e consequentemente a competitividade no mercado, necessitam de profissionais que possam compreender e interpretar os requisitos na norma ISO IEC 17025.