Back to top

Sobre a norma ISO IEC 17025

Um sistema é caracterizado por um conjunto de elementos inter-relacionados, que fundamentalmente possuem um objetivo comum. O mesmo ocorre para um sistema que tem como foco a qualidade de um laboratório, seja ele dentro da empresa ou ainda um prestador de serviço.
Com o desenvolvimento da cultura metrológica em nosso país, a metrologia e a qualidade nas empresas e laboratórios tem se tornado importante fator competitivo.

Com o desenvolvimento da cultura metrológica em nosso país, a metrologia e a qualidade nas empresas e laboratórios tem se tornado importante fator competitivo. Em algumas áreas, como por exemplo, a automotiva, a metrologia já possui tradição, contando com inúmeras ferramentas de controle e qualidade que objetivam reduzir custos e garantir o produto ideal para o cliente. Já em outras áreas, como agricultura, meio ambiente e saúde, instruções normativas como a do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) nº 34 de julho de 2011, ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) consulta pública nº 15 de março de 2011 e CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) resolução 430 de maio de 2011, sugerem um posicionamento por parte dos laboratórios de ensaios e análises.

Essas exigências visam a garantia da confiabilidade nos resultados fornecidos por estes laboratórios. Um método para gerar essa garantia é a implementação de um sistema de gestão baseado nos requisitos da norma ISO IEC 17025:2005. Esta norma é um padrão internacional aplicado à qualquer laboratório de ensaio e/ou calibração.

Ser um laboratório com um sistema de gestão conforme os requisitos da norma ISO IEC 17025 possibilita o ingresso na Rede Brasileira de Calibração (RBC) ou à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE), onde voluntariamente o laboratório pode solicitar a acreditação junto a CGCRE/INMETRO. Com o selo de acreditação, o laboratório passa a usufruir os acordos de reconhecimento mútuo, que tem sido buscados internacionalmente pelo INMETRO, que objetivam facilitar as exportações brasileiras, aumentando a presença de nossos produtos e serviços no mundo todo.  Vide http://www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas/recmutuo.asp.

O laboratório que não queira solicitar a acreditação junto a CGCRE/INMETRO, também pode implementar o sistema de gestão inicialmente para prestar serviços ou aumentar seu padrão de qualidade e confiabilidade, podendo por exemplo, solicitar o reconhecimento da Rede Metrológica de seu Estado.

A Exactus Metrologia e Qualidade nasceu para auxiliar seu laboratório na implementação de um sistema de gestão conforme os requisitos da norma ISO IEC 17025, através de consultorias e treinamentos personalizados. Entre em contato conosco.

Treinamentos Relacionados

Confira os tipos de treinamentos relacionados a este artigo:

Autor do artigo:

Eve Anne Melo

eve@exactusmetrologia.com.br

Comentar