Back to top

IX ENOAC aborda as mudanças na ISO IEC 17025

IX ENOAC aborda as mudanças na ISO IEC 17025

Encontro Nacional para Laboratórios Acreditados pela CGCRE informa sobre a nova ISO IEC 17025.

A Exactus Metrologia e Qualidade participou hoje no Rio de Janeiro do IX ENOAC - Encontro Nacional de Organismos de Acreditação, promovido pela CGCRE / INMETRO.
O evento contou com palestras desenvolvidas pelos profissionais da CGCRE, com a participação da DICLA (Divisão de Credenciamento de Laboratórios) , DIDAC (Divisão de Desenvolvimento de NOvas Acreditações), DICAP (Divisão de Capacitação em Acreditação) e dos representantes do Work Group 44 (responsáveis pela tradução da nova revisão da norma ISO IEC 17025).

O assessor da DICLA, Maurício Soares, foi o responsável pela apresentação da nova norma 17025 durante a tarde de hoje. Dentre as mudanças mais significativas apresentadas, destaco a abordagem por processo, a necessidade de identificação e eliminação dos riscos associados à imparcialidade na prestação do serviço de calibração e ensaios, a não necessidade nomeação de um Gerente da Qualidade, a diferenciação entre garantia da qualidade (agora denominada "garantia da validade") interna e externa e a não necessidade de um Manual da Qualidade.

Vale ressaltar que a norma ISO IEC 17025 está no estágio de DIS (rascunho), que tem a perspectiva de ser publicado para o público em agosto de 2017. É possível que ocorra um segundo rascunho FDIS que seja publicado somente em novembro ou dezembro de 2017. Foi informado no ENOAC que é possível que a versão oficial da norma seja publicada pela ABNT somente em Maio de 2018.

Para quem não conseguiu participar do ENOAC, vamos promover no dia 16/08/2017 um workshop para tratar do assunto e repassar aos laboratórios e interessados as orientações que recebemos da CGCRE / DICLA. 
Segue link para inscrição no workshop:
http://www.exactusmetrologia.com.br/matricula/workshop-ensaios-de-proficiencia-e-nova-norma-17025

Mais imagens