Back to top

Exactus visita INMETRO / RJ

Exactus visita INMETRO / RJ

Com o objetivo de compreender cada vez mais os projetos do INMETRO, realizamos uma visita técnica na última semana.

O INMETRO é o Instittuto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, que possui como missão fortalecer as empresas nacionais, aumentando a sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços. 

Conforme histórico apresentado no site do INMETRO, o crescimento industrial no século XX fortaleceu a necessidade de criar no Brasil instrumentos mais eficazes de controle que viessem a impulsionar e proteger produtores e consumidores. Em 1961, foi criado o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), centralizando a política metrológica nacional. Para a plena execução de suas competências, ele adotou, em 1962, o Sistema Internacional de Unidades (SI), consolidado pela 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas em 1960. Os Órgãos Estaduais, hoje conhecidos como Órgãos Delegados, recebem a incumbência de execução de atividades metrológicas, atingindo cada região do País. O crescimento econômico verificado no Brasil ao final da década de 1960 motivou novas políticas governamentais de apoio ao setor produtivo. A necessidade de acompanhar o mundo na sua corrida tecnológica, no aperfeiçoamento, na exatidão e, principalmente, no atendimento às exigências do consumidor, trouxe novos desafios para a indústria. Em 1973, nascia então o INMETRO. 

Já a CGCRE - Coordenação Geral de Acreditação - do Inmetro é o organismo de acreditação de organismos de avaliação da conformidade reconhecido pelo Governo Brasileiro. A Cgcre é, portanto, dentro da estrutura organizacional do Inmetro, a unidade organizacional principal que tem total responsabilidade e autoridade sobre todos os aspectos referentes à acreditação, incluindo as decisões de acreditação

A Exactus Metrologia e Qualidade têm buscado uma relação cada vez mais direta com alguns setores do INMETRO e da CGCRE,   a fim de compreender as exigências regulamentares e normativas para melhor atender seus clientes. No dia 23/11/2017, nosso consultor Gerson Mello, esteve presente em reunião técnica para discutir novos projetos para Ensaios de Proficiência no setor automotivo.

 

Eve Melo - Sócio Consultora